Mestre das Armas

Como fã de cinema, filosofia e artes marciais, Mestre das Armas é um oásis. Pouco me importa se Jet Li (Huo Yuanjia) é um ator limitadíssimo: ele compensa com um talento marcial nunca visto. Seja com o auxílio de cabos ou não, as cenas de luta em Mestre das Armas são maravilhosas em muitos sentidos. Seja visualmente, destruindo o cenário, seja marcialmente, apresentando técnicas reais e poderosas, seja filosoficamente, como quando Jet Li/Yuanjia e seu adversário acabam trocando de armas (Yuanjia com uma barra tripla e seu adversário com uma espada japonesa) durante a luta e ele a devolve ao adversário ao constatar que o mesmo não sabia como manusear a tal barra.
Válido lembrar que roteiro do filme é uma dramatização da vida de um mestre de artes marciais real. Huo Yuanjia existiu de fato e foi um artista chinês das artes marciais, co-fundador da Jing Wu Athletic Association, uma escola de artes marciais em Shanghai, e foi importante para as artes marciais tradicionais chinesas em muitos aspectos, entre eles por ter promovido uma revolução nas artes marciais chinesas as tornando mais desportivas, o que aumentou, e muito, o número de praticantes.
A história retratada no filme retrata a clássica jornada do herói, com sua ascensão, apogeu e queda, passando pela auto descoberta e redenção ao final. Sua queda se dá ao assassinar com os punhos um de seus muitos adversários ao título de melhor lutador, iniciando um ciclo de ódio e vingança, o que o conduz a sua descoberta em uma vila de fazendeiros de arroz, ao ter contato indiretamente com os fundamentos do pensamento taoísta.
Mas isto é tema do próximo texto. Até lá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s